Início

Enquadramento

Os Seminários Nacionais do Programa Bandeira Azul constituem uma base importante de trabalho multidisciplinar, no qual se procura refletir sobre a implementação dos critérios Bandeira Azul para praias e marinas, esclarecer e planear estratégias de educação ambiental para a sustentabilidade integrando experiências e competências de vários interlocutores responsáveis pela gestão e manutenção de praias e marinas.

Este seminário será realizado em dois dias e constituído por três momentos distintos; inicialmente a apresentação do relatório do Programa Bandeira Azul 2013, ocorrências, atividades de educação ambiental desenvolvidas e atribuição dos prémios aos vencedores dos Concursos de Melhor Concessionário, de Fotografia e Atividades de Educação Ambiental. Num segundo momento será realizado uma sessão de trabalho seguida de debate sobre visitas de controlo em praias e marinas. E finalmente a terceira parte do seminário terá como objetivo a preparação do programa Bandeira Azul 2014.

Tema

Os Oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e, por meio da interação com a atmosfera, litosfera e bios-fera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia e múltiplos recursos aos seres humanos.

Os Oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de car-bono libertado pelas atividades humanas. Contudo o Mar foi desde sempre considerado um vazadouro natural e durante milénios os ciclos biológicos asseguraram em larga medida a absorção dos resíduos e a purificação das águas. Na sociedade industrializada da atualidade chegámos a um estado de desequilíbrio do ambiente marinho originada pela poluição, sobrepesca, pesca ilegal e destrutiva, alteração de habitats, aumento do CO2, alterações climáticas e ainda a ameaça de invasão por espécies exóticas.

Constituindo o trabalho do Programa Bandeira Azul a informação, a sensibilização para a proteção e sustentabilidade das atividades que são desenvolvidas nas praias, marinas e embarcações recreativas são convidados especialistas nacionais que irão abordar estes temas, os estudos e estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas para salvaguarda dos interesses de conservação da natureza e biodiversidade dos oce-anos, adotando como primeira medida a sensibilização de todos para a redução de produção de resíduos plásticos.