Largada de Balões pelo Planeta?

No dia 19 de Março, dia que marcou, este ano, a celebração da Hora do Planeta – uma iniciativa mundial que convida todos os cidadãos a desligarem as luzes num gesto simbólico pela Terra – deu-se no Funchal uma Corrida Nocturna pelo Planeta.

Organizada pela Associação de Atletismo da Madeira, esta corrida cujo objetivo era juntar pessoas numa iniciativa de alerta pelo planeta Terra, contou com a participação de cerca de 600 pessoas . No início desta corrida o evento foi marcado por uma largada de balões pelos participantes.

Este acontecimento é um dos exemplos que nos mostra aquilo que falta fazer em relação à educação ambiental e sustentável a nível nacional. Não basta chegar aos indivíduos mas verifica-se que também é importante a capacidade de alcançar instituições, empresas, associações diversas que fazem parte da sociedade e influenciam constantemente a comunidade onde vivemos.

Na era da informação não é só preciso haver um interesse pessoal e iniciativa própria para perceber aquilo que podemos fazer melhor e aquilo que estamos a fazer de errado. Mas também se torna imperativo que instituições e associações diversas, não só ambientais, tentem disponibilizar informação útil acerca de práticas e acções quotidianas que muitos não põem em causa.

Está longe de ser um dos únicos problemas ambientais para a vida marinha, mas é sem dúvida uma fonte de poluição que traduz o impacto das nossas condutas estabelecidas. Deixamos aqui algumas informações acerca dos problemas ambientais que podem ser causados por algo tão pequeno e que até recentemente não passava dum inocente brinquedo de criança como o balão.

http://balloonsblow.org/impacts-on-wildlife-and-environment/ 

http://expresso.sapo.pt/dossies/dossiest_actualidade/dos_cantinho_smith/baloes-sao-armadilhas-de-morte=f389584

http://greensavers.sapo.pt/2015/09/07/por-que-nao-devemos-largar-baloes-nas-festas/