Clube Náutico de Avis

praia interior
ver mapa maior

Bandeira Azul

Bandeira Não Hasteada

Coordenadas

Latitude: 39° 3' 24.05" N ( 39.05668 )
Longitude: 7° 54' 48.28" W ( -7.91341 )

Morada

Complexo do Clube Náutico de Avis
7480 Avis

Mapa da praia

Município

Avis

Código da praia

PTCL3X

Região hidrográfica

RH5 – Rio Tejo

Nome da bacia hidrográfica

Tejo

Breve descrição

O Complexo do Clube Náutico de Avis, onde está inserida a praia fluvial, oferece um conjunto de infraestruturas importantes para o desenvolvimento do turismo no concelho de Avis e no Alentejo. Dessas infraestruturas referimos, além da praia, piscinas municipais, solário, parque infantil, pista de treino de remo, parque de merendas, café/restaurante com esplanada, instalações sanitárias públicas, hangar para aluguer de canoas e gaivotas e um agente de turismo náutico com passeios de barco movidos a energia solar e stand up paddle.
A praia fluvial situa-se numa das margens da massa de água da Albufeira do Maranhão (código PT05TEJ1030). A Albufeira do Maranhão, localizada na sua quase totalidade no concelho de Avis, apresenta-se como um polo de elevadas potencialidades cénicas e ambientais. Constitui uma reserva de água, destinada à rega, permitindo ainda o aproveitamento hidroelétrico e encontra-se prevista, desde a sua construção, a possibilidade de servir como origem de água para abastecimento público.
É uma das albufeiras alentejanas com maior variedade geológica na bacia de drenagem, proporcionando, consequentemente, a sedimentação de materiais provenientes de diversas fontes, com diferenças significativas sob o ponto de vista de texturas, mineralogia e caraterísticas geoquímicas.
A zona de praia está integrada no terreno, numa zona abrigada de ventos e com declives suaves que permitem o acesso direto ao plano de água. Esta zona está disposta em plataformas de forma a reduzir o declive e poder ser revestida por areia. O local de banho está limitado ao caudal da albufeira. A praia fluvial e o uso balnear que se pretendem identificar estão previstos em sede do Plano Diretor Municipal.
A afluência de banhistas considera-se alta no verão, quando as condições climatéricas são favoráveis para a atividade balnear. Essa afluência ocorre principalmente aos fins-de-semana e nos meses de julho e agosto.
Nestes meses de verão a albufeira poderá apresentar um caudal baixo.

Época Balnear: 01/07/2021 a 31/08/2021

Época Bandeira Azul: 01/07/2021 a 31/08/2021

X