Costa Nova

praia costeira
ver mapa maior

Coordenadas

Latitude: 40° 37' 3.76" N ( 40.61771 )
Longitude: 8° 45' 10.01" W ( -8.75278 )

Morada

Câmara Municipal de Ílhavo, Avenida 25 de Abril 3830-044 Ílhavo

Mapa da praia

ver o mapa da praia

Município

Ílhavo

Código da praia

PTCT8F

Região hidrográfica

RH4 – Rios Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Nome da bacia hidrográfica

Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Breve descrição

Em termos de inserção territorial a Praia da Costa Nova é um lugar da Freguesia da Gafanha da Encarnação. Constitui, sem dúvida, uma das mais marcantes imagens das praias portuguesas, com os seus coloridos “Palheiros”, residências balneares pintadas com riscas coloridas e contrastantes que, inicialmente, mais não eram do que armazéns para guardar as alfaias da atividade piscatória. A Costa Nova encanta pelo seu charme que nos recorda a segunda metade do século XIX mas também pelas espetaculares paisagens da Ria e dos pores do sol oceânicos.
À semelhança da Praia da Barra a qualidade da praia está certificada com a bandeira Azul desde 1989 e é também “Praia Acessível, Praia para Todos” desde 2002.
Gastronomia – peixe fresco grelhado, marisco, bacalhau, ensopados e caldeiradas de peixe (incluindo enguias), petiscos – percebes, “camarão da costa”, sopas de peixe, “tripas” (doce regional recheado com chocolate ou ovos moles, entre outros) e natas.
Artesanato – nós de marinheiro, miniaturas de embarcações engarrafadas, redes e cerâmica de mesa – tipo Vista Alegre e faiança tradicional portuguesa, cestaria e elementos decorativos náuticos, etc…
A visitar – Palheiros coloridos (Calçada Arrais Ançã), Mercado do Peixe da Costa Nova, Cais dos Pescadores, Clube de Vela da Costa Nova, Avenida da Nossa Senhora da Saúde e Cais Criativo
Festas / Eventos – “Ria a Gosto”/Festival de Marisco da Costa Nova (primeira semana de agosto – quinta a domingo), Festa da Nossa Senhora da Saúde (último domingo de setembro), atividades “Mar agosto”.
Características para o surf:
Fato de inverno – 4/3 mm e fato de verão – 3/2 mm;
Temperatura da água: 14° inverno – 18° verão;
Tipo de ondas: Direitas e esquerdas, dependendo dos bancos de areia;
Direção das ondas: variável;
Tipo de fundo: Areia;
Melhor época: setembro a abril.

Época Balnear: 15/06/2019 a 15/09/2019

X