Culatra-Mar

praia costeira
ver mapa maior

Coordenadas

Latitude: 36° 59' 9.22" N ( 36.985894 )
Longitude: 7° 50' 36.94" W ( -7.843595 )

Morada

Ilha Culatra – Núcleo da Culatra

Mapa da praia

ver o mapa da praia

Município

Faro

Código da praia

PTCD2V

Região hidrográfica

RH8 – Ribeiras do Algarve

Nome da bacia hidrográfica

Ribeiras do Algarve

Breve descrição

A Praia da Culatra (“Culatra-Mar”) situa-se na Ilha com o mesmo nome (concelho de Faro). A Culatra preserva ainda as suas raízes do povoado de pescadores e tem uma população aproximada de 750 habitantes.
O acesso à Culatra faz-se apenas por barco. Existem ligações desde Olhão, durante todo o ano e desde Faro, a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar).
A Culatra é uma ilha de gente dedicada ao mar. Quando desembarcamos na Culatra percebemos que estamos num lugar de pescadores. A povoação encontra-se dotada de várias infraestruturas e serviços.
O acesso à Praia da Culatra é feito através de um passadiço de madeira recentemente construído segundo as normas do Parque Nacional da Ria Formosa. Nesta praia o areal é amplo e estende-se a perder de vista, tanto para poente como para nascente. Esta praia é desprovida de quaisquer infraestruturas. Durante a época balnear a Câmara Municipal de Faro assegura o serviço de nadadores salvadores e disponibiliza o acesso a uma casa de banho.
Aqui pode-se observar a rica flora dos campos dunares e numerosas espécies de aves que convivem nestas paragens calmas, onde as águas são cálidas e tranquilas.
Após duas horas de caminhada para leste chega-se à Barra Grande, onde se podem apreciar as convidativas piscinas naturais arenosas e uma paisagem sempre em mutação.

Época Balnear: 01/06/2019 a 30/09/2019

X