Foz do Arelho-Lagoa

praia costeira
ver mapa maior

Coordenadas

Latitude: 39° 25' 42.78" N ( 39.42855 )
Longitude: 9° 13' 24.60" W ( -9.2235 )

Morada
Mapa da praia

ver o mapa da praia

Município

Caldas da Rainha

Código da praia

PTCE7K

Região hidrográfica

RH4 – Rios Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Nome da bacia hidrográfica

Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Breve descrição

“Digna de uma paisagem deslumbrante, a Foz do Arelho oferece um magnífico areal situado na confluência da Lagoa com o mar e margens revestidas de um cenário verdejante.
É conhecida como destino de férias de Verão, visto possuir praias não apenas viradas para o oceano Atlântico, mas também na orla da Lagoa de Óbidos.
Com diversas funções económicas ao longo dos tempos, destaca-se hoje pela importância que continua a desempenhar na economia local – no turismo, no sector imobiliário, na pesca, na restauração
A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa. Possui uma área total aproximada de 6.9 km2 e uma profundidade média de dois metros, com cotas que vão desde o meio metro aos cinco metros.
A Lagoa de Óbidos faz fronteira terrestre com o concelho das Caldas da Rainha a Norte (freguesias da Foz do Arelho e Nadadouro) e com o concelho de Óbidos a Sul (freguesias de Vau e Santa Maria).
Segundo relatos antigos, a Lagoa era muito mais extensa, alcançando o sopé da colina onde hoje se ergue a Vila de Óbidos, banhando os muros do castelo do lado Poente.”

X