Louçainha

praia interior
ver mapa maior

Coordenadas

Latitude: 40° 1' 34.21" N ( 40.026169 )
Longitude: 8° 18' 37.65" W ( -8.310458 )

Morada

Louçainha

Mapa da praia

Município

Penela

Código da praia

PTCN2C

Região hidrográfica

RH4 – Rios Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Nome da bacia hidrográfica

Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Breve descrição

A praia fluvial do Concelho de Penela está situada na Freguesia do Espinhal. O local, situado a Nascente da Sede de Concelho, encontra-se em relação de proximidade com a Vila do Espinhal, tendo como artéria de ligação principal da EN 17-1.
Em função das características do meio em que se insere, a praia fluvial em questão classifica-se como praia do tipo II – Praia rural
A sua localização geográfica confere-lhe uma rota turística com excelentes atracções culturais, tais como as Aldeias do Xisto, as Piscinas do empreendimento do Dr. Bacalhau, Miradouros, grutas da Talismã, Villa Romana do Rabaçal entre outras.
A proximidade com os Concelhos envolventes serve como estímulo de grande procura da prática de banhos, natação, desportos radicais e lazer.
O espaço dispõe de duas piscinas de banho; balneários masculinos, femininos e deficientes; restaurante; parque de merendas; área de estacionamento.
O espaço envolvente é ocupado por serranias e formações declivosas diversas, tendo na floresta a ocupação predominante do solo. O choupo branco e o castanheiro são as espécies vegetais predominantes, notando-se também a presença do sobreiro, carvalho e acácias.
Devido á forte presença do espaço natural da zona, com elementos importantes como o rio e a floresta, a fauna local tem alguma diversidade de espécies, tais como sapos, rãs, ouriço-cacheiro, coelho bravo, javali, raposa, o melro, o pardal, o corvo, o milhafre, entre outros são as principais formas de vida animal que podem ser encontradas na proximidade
O Município possui o Alvará de Licença de Utilização do Domínio Hídrico nº 1179/2006, relativo à Praia Fluvial da Louçainha, emitido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

X