Mira

praia costeira
ver mapa maior

Bandeira Azul

Bandeira Não Hasteada

Coordenadas

Latitude: 40° 27' 20.35" N ( 40.455654 )
Longitude: 8° 48' 11.27" W ( -8.803131 )

Morada

3070-799 Praia de Mira

Mapa da praia

ver o mapa da praia

Município

Mira

Código da praia

PTCX7H

Região hidrográfica

RH4 – Rios Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Nome da bacia hidrográfica

Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Breve descrição

A Praia de Mira é a única zona balnear do mundo com a Bandeira Azul desde a sua criação em 1987.
A excelência dos serviços e a qualidade ambiental balnear, certificados pelo galardão da Bandeira Azul, localizam-se no litoral centro de Portugal, entre as cidades de Aveiro e Figueira da Foz, pertencendo ao concelho de Mira e distrito de Coimbra.
É uma zona balnear extensa (1.200m), composta por um fino areal e vigiada por diversos nadadores-salvadores. Apresenta duas tipologias de frentes marítimas: a zona dunar natural, mais a sul, com condições excelentes para a prática do surf e de outros desportos náuticos e, na sua parte central, a zona urbanizada onde se garante a acessibilidade à praia para todos (“Praia Acessível” desde 2005).
Esta povoação apresenta tradições piscatórias muito enraizadas desde finais do século XIX e, ainda hoje, é possível assistir à prática da “pesca das artes” ou “arte-xávega” – a última pesca do tipo artesanal existente na Europa – com seus bonitos barcos em forma de “meia-lua”. De costumes balneares mais recentes, desde meados do século XX, na atualidade e durante os verões é uma praia que manifesta um uso balnear muito intensivo.
Envolvendo o núcleo principal do aglomerado urbano da Praia de Mira encontramos, a poente, a zona balnear arenosa e o oceano de água salgada e, em contraste, a nascente e a sul, encontramos duas grandes reservas de água doce: a barrinha de Mira e o lago do Mar. Mais para o exterior, a sul e a nascente, a povoação é envolvida por uma frondosa floresta de pinheiro-bravo e, a norte, por campos agrícolas. Para contemplarmos a diversidade dessas paisagens que envolvem a Praia de Mira, quer a sul, quer a norte da sua zona balnear de Bandeira Azul, existem dois passadiços elevados sobre as dunas e que proporcionam belo passeio na proximidade da praia e do mar.
Pela dimensão e excelência dos habitats, da flora e fauna associadas e de elevada biodiversidade, estas paisagens, incluindo os habitats marinhos, integram cinco áreas de conservação da natureza de importância europeia, classificadas Rede Natura 2000 (Sítios de Importância Comunitária, ao abrigo da “Diretiva Habitats”, nomeadamente: 1. “Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas”; 2. “Ria de Aveiro”; 3. “Maceda – Praia da Vieira”; e Zonas de Proteção Especial, ao abrigo da “Diretiva Aves”, nomeadamente: 4. ZPE “Ria de Aveiro” e 5. ZPE “Aveiro-Nazaré”).
No concelho de Mira recomendam-se visitas ao “Palheiros de Mira” – museu etnográfico e posto de turismo e à Capela de Nª Sra. da Conceição, ambos na Praia de Mira bem como, ao Museu do Território da Gândara e à Igreja Matriz, ambas em Mira. Sugere-se também que descubra algumas das construções típicas locais, como sejam, os raros palheiros, as bonitas casas gandaresas e os nostálgicos moinhos de água.
A pé ou de bicicleta, convida-se a conhecer o património ambiental e cultural de Mira, através dos mais 30Km de pista ciclo-pedonal e dos cerca de 60Km divididos por 6 percursos pedestres de pequena rota. Ainda na promoção da mobilidade suave e sustentável, por Mira passa a “Rota da Costa Atlântica”, o maior percurso da rede europeia de caminhos para bicicleta e que em Portugal percorre toda a sua costa.
Desafia-se a procurar pela gastronomia local, provando pratos de peixe fresco, assado ou em caldeiradas, bem como fartos repastos com carne de porco, como sejam, o sarrabulho e os rojões. Aproveite para descansar em hotéis com vista para o mar ou para a floresta ou, se preferir acampar, existem parques junto às três lagoas de Mira e inseridos em espaços florestais ou mesmo no parque municipal que possui vinte e um “bungalows” instalados sobre as águas serenas do lago do Mar.
Igualmente a merecer visita, a cerca de 5km para norte desta praia balnear encontra-se o Poço da Cruz, a outra zona balnear do concelho com Bandeira Azul, de utilização moderada e com boas condições para desportos náuticos.

Época Balnear: 18/06/2021 a 11/09/2021

Época Bandeira Azul: 29/06/2021 a 11/09/2021

X