Mira

praia costeira
ver mapa maior

Bandeira Azul

Bandeira Não Hasteada

Coordenadas

Latitude: 40° 27' 20.35" N ( 40.455654 )
Longitude: 8° 48' 11.27" W ( -8.803131 )

Morada

3070-799 Praia de Mira

Mapa da praia

ver o mapa da praia

Município

Mira

Código da praia

PTCX7H

Região hidrográfica

RH4 – Rios Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Nome da bacia hidrográfica

Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Breve descrição

A Praia de Mira é mundialmente a única zona balnear com Bandeira Azul (BA) desde 1987. O seu concelho, Mira, situa-se no litoral centro de Portugal, no distrito de Coimbra, entre Aveiro e a Figueira da Foz.
É uma praia de elevado uso balnear sobre um extenso areal, com frente marítima dunar natural ou urbana. Envolvendo o aglomerado urbano encontramos a praia e o Atlântico salgado e, do outro lado, o contraste da grande lagoa da Barrinha, apenas de água doce. Elevados passadiços dunares adjacentes à praia BA e a norte desta auxiliam-nos a conhecer a excelência das paisagens. A norte desta praia balnear e após a lota de pesca tradicional, ao longo de um passadiço podemos observar, a cerca de 5km, a praia do Poço da Cruz e o seu esporão de defesa costeira. Embora o recuo da costa e erosão associada às alterações climáticas se façam sentir ao longo de toda a costa arenosa portuguesa, até a essa praia é está bem patente o inverso de um passado recente associado à formação e fecho da ria de Aveiro por acumulação de areias vindas do Douro. Felizmente, para sul da frente urbana é possível ver-se uma duna primária relativamente frágil e a preservar. Se para norte podemos também ver até perder de vista um extenso campo dunar e campos agrícolas adjacentes ao canal de Mira, a Sul ainda podemos contemplar ao longe um frondoso pinhal dunar e logo ali a reminiscência da antiga ligação da barrinha ao oceano, espelhada no lago do mar. Todas estas paisagens de biodiversidade integram diversos sítios, incluindo o Atlântico integram 5 sítio de importância comunitária, pelo excelência dos habitats e fauna associada, classificados de Rede Natura 2000.
Recomendam-se visitas aos museus Etnográfico e do Território da Gândara, igreja matriz de Mira, capela de Nª Sra. da Conceição, palheiros e casas gandaresas – construções típicas – e moinhos de água.
É uma vila com tradições piscatórias bem enraizadas, onde ainda se pode assistir à prática da arte-xávega – única no mundo – com seus bonitos barcos “meia-lua”.
A pé ou de bicicleta, convidamos a conhecer o património natural e cultural de Mira, através dos 30km de pista ciclo-pedonal e dos cerca de 60km de percursos pedestres.
Procure a gastronomia local, saboreando pratos de peixe assado ou caldeiradas, fartos repastos com carne de porco, como o sarrabulho e rojões.
Aproveite para descansar em hotéis com vista para o mar ou para a floresta. Se preferir acampar, existe até um parque com “bungalows” sobre o lago do mar.

Época Balnear: 13/06/2020 a 13/09/2020

Época Bandeira Azul: 26/06/2020 a 13/09/2020

X