Palheiros e Zorro

praia interior
ver mapa maior

Coordenadas

Latitude: 40° 12' 9.81" N ( 40.202725 )
Longitude: 8° 21' 54.71" W ( -8.365197 )

Morada

Rua do Rio – Praia Fluvial
3030 Palheiros – Coimbra

Mapa da praia

ver o mapa da praia

Município

Coimbra

Código da praia

PTCN8M

Região hidrográfica

RH4 – Rios Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Nome da bacia hidrográfica

Mondego

Breve descrição

Localizada numa paisagem dominada pelo maciço marginal de Coimbra e enquadrada por um rendilhado de aldeias preservadas da voracidade suburbana, a Praia Fluvial de Palheiros – Zorro, situada na freguesia de Torres do Mondego, concelho de Coimbra, é uma das mais importantes infra-estruturas de veraneio fluvial de toda a bacia hidrográfica do Mondego.
A areia branca, a qualidade da água e a segurança do local fazem desta praia um local ímpar na região, com alcance para além da sazonalidade estival. Ao prazer do sol e da água no Verão somam-se as soalheiras tardes de descontracção fora da época balnear, apreciando a quietude da paisagem e usufruindo das infra-estruturas e equipamentos de lazer disponíveis.
Na Praia Fluvial de Palheiros – Zorro, para além dos banhos, a morfologia da paisagem e a beleza do vale fluvial permitem a prática de vários desportos: caminhadas, btt, canoagem, pesca e vólei de praia, bem sustentados nas infra-estruturas de apoio aos utentes, nomeadamente, um bar de praia, grelhadores, parque de merendas, instalações sanitárias com chuveiros, acessibilidade para deficientes motores, vigilância balnear, estacionamento e transportes públicos.
A praia cumpre os requisitos da qualidade da água no que respeita à recolha e frequência de amostragem e o historial de 4 anos cumpre com o percentil 95%, sendo classificada de “excelente”.
A praia está de acordo com os planos e normas de ordenamento do território, nomeadamente Plano Diretor Municipal e possui Plano de Emergência.
A assistência a banhistas será assegurada através da presença de nadador – salvador, formado pelo Instituto de Socorros a Náufragos – ISN
Saborear aqui um fim de tarde calmo, poderá ser a oportunidade de avistar uma lontra ou uma águia pesqueira, frequentadores habituais deste sector do Mondego.

X