Poço da Cruz

praia costeira
ver mapa maior

Bandeira Azul

Bandeira Não Hasteada

Coordenadas

Latitude: 40° 29' 24.70" N ( 40.490195 )
Longitude: 8° 47' 31.08" W ( -8.791967 )

Morada

Barra de Mira 3070-703 Praia de Mira

Mapa da praia

ver o mapa da praia

Município

Mira

Código da praia

PTCV3T

Região hidrográfica

RH4 – Rios Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Nome da bacia hidrográfica

Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Breve descrição

A excelência dos serviços e a qualidade ambiental da Praia do Poço da Cruz, certificados pelo galardão da Bandeira Azul desde 2007, situam-se no centro litoral de Portugal, distrito de Coimbra e concelho de Mira.
Afastada de zonas urbanizadas, trata-se de uma praia atlântica de areia clara e fina, com areal a perder de vista. Embora com um extenso areal, a zona balnear apenas apresenta 300m de praia vigiada, dividida por duas zonas distintas: a norte do esporão, com mais areia e, a sul do esporão, com menos areia, mas com boas condições para a prática de surf e de outros desportos náuticos. Trata-se de uma praia marítima de uso moderado ou pouco intenso no veraneio balnear.
Para o interior da Praia do Poço da Cruz existem dunas, pinhais dunares costeiros, campos agrícolas, lagoas e diversos cursos de água, com é o caso do canal de Mira, o “braço” mais a sul da ria de Aveiro. Todas essas paisagens e habitats de biodiversidade, incluindo os marinhos, encontram-se hoje protegidos como áreas de importância comunitária, classificados como Rede Natura 2000 (Sítios de Importância Comunitária, ao abrigo da “Diretiva Habitats”, nomeadamente: 1. “Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas”; 2. “Ria de Aveiro”; 3. “Maceda – Praia da Vieira”; e Zonas de Proteção Especial, ao abrigo da “Diretiva Aves”, nomeadamente: 4. ZPE “Ria de Aveiro” e 5. ZPE “Aveiro-Nazaré”).
No concelho de Mira recomendam-se visitas ao “Palheiros de Mira” – museu etnográfico e posto de turismo e à Capela de Nª Sra. da Conceição, ambos na Praia de Mira bem como, ao Museu do Território da Gândara e à Igreja Matriz, ambas em Mira. Sugere-se também que descubra algumas das construções típicas locais, como sejam, os raros palheiros, as bonitas casas gandaresas e os nostálgicos moinhos de água.
A pé ou de bicicleta, convida-se a conhecer o património ambiental e cultural de Mira, através dos mais 30Km de pista ciclo-pedonal e dos cerca de 60Km divididos por 6 percursos pedestres de pequena rota. Ainda na promoção da mobilidade suave e sustentável, por Mira passa a “Rota da Costa Atlântica”, o maior percurso da rede europeia de caminhos para bicicleta e que percorre toda costa de portuguesa.
Desafia-se a procurar pela gastronomia local, provando pratos de peixe fresco, assado ou em caldeiradas, bem como fartos repastos com carne de porco, como sejam, o sarrabulho e os rojões. Aproveite para descansar em hotéis com vista para o mar ou para a floresta ou, se preferir acampar, existem parques junto às três lagoas de Mira e inseridos em espaços florestais ou mesmo no parque municipal que possui vinte e um “bungalows” instalados sobre as águas serenas do lago do Mar.
Igualmente merecer uma visita, a cerca de 5km para sul do Poço da Cruz encontra-se a Praia de Mira, a maior e mais antiga zona balnear do concelho de Mira, a única no mundo com a Bandeira Azul desde a sua criação em 1987.

Época Balnear: 17/06/2022 a 11/09/2022

Época Bandeira Azul: 30/06/2021 a 11/09/2022