Poço da Cruz

praia costeira
ver mapa maior

Bandeira Azul

Bandeira Não Hasteada

Coordenadas

Latitude: 40° 29' 24.70" N ( 40.490195 )
Longitude: 8° 47' 31.08" W ( -8.791967 )

Morada

Barra de Mira 3070-703 Praia de Mira

Mapa da praia

ver o mapa da praia

Município

Mira

Código da praia

PTCV3T

Região hidrográfica

RH4 – Rios Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Nome da bacia hidrográfica

Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Breve descrição

A Praia do Poço da Cruz – com Bandeira Azul desde 2007 – situa-se no centro litoral de Portugal, no distrito de Coimbra e concelho de Mira.
É um local de uso moderado para o veraneio balnear, com condições excelentes para a prática do surf e de outros desportos náuticos.
Afastada da zona urbana é uma praia atlântica de grande extensão de areal a perder de vista e dunas.
Para o seu interior existem as dunas secundárias, pinhais costeiros, campos agrícolas e cursos de água, com o canal de Mira destacando-se como o “braço” mais a sul da ria de Aveiro.
Todas essas paisagens e habitats de biodiversidade encontram-se hoje protegidas e classificadas de Sítio de Importância Comunitária – Rede Natura 2000.
Nas zonas urbanas do concelho de Mira recomenda-se a visita ao museu “Palheiros de Mira” e museu do Território da Gândara, igreja matriz de Mira, capela da Nª Sra. da Conceição e estátua do pescador. Das construções típicas apresentamos os raros palheiros e as casas gandaresas, bem como nostálgicos moinhos de água.
É na vila da Praia de Mira – 5km a sul da praia do Poço da Cruz – com tradições piscatórias bem enraizadas, onde ainda hoje se pode assistir à maior expressão portuguesa da arte secular de arrasto para terra, com seus belos barcos em forma de meia-lua e à azáfama da chegada da rede e do pescado ao areal da praia.
A pé ou de bicicleta por Mira convida-se a conhecer um diversificado património natural e biodiversidade, nos mais de 30km de pista ciclo-pedonal e mais de 60km dos seus 6 percursos pedestres.
Procure pela gastronomia local, saboreando os pratos de peixe assado ou em caldeiradas e os fartos repastos com carne de porco, destacando o sarrabulho e os rojões.
Aproveite para descansar em hotéis com vista para o mar ou para a floresta ou para as lagoas. Se preferir acampar, existem parques de qualidade inseridos no pinhal e próximo da lagoa de Mira ou da lagoa da barrinha, um deles com “bungalows” na margem do lago do mar, logo a Sul da Praia de Mira.

Época Balnear: 18/06/2021 a 11/09/2021

Época Bandeira Azul: 29/06/2021 a 11/09/2021

X