Prado Faial

praia interior
ver mapa maior

Bandeira Azul

Bandeira Não Hasteada

Coordenadas

Latitude: 41° 39' 5.42" N ( 41.651506 )
Longitude: 8° 26' 9.37" W ( -8.435937 )

Morada

VILA VERDE

Mapa da praia

ver o mapa da praia

Município

Vila Verde

Código da praia

PTCF8C

Região hidrográfica

RH2 – Rios Cávado, Ave e Leça

Nome da bacia hidrográfica

Cávado, Ave e Leça

Breve descrição

O concelho de Vila Verde está localizado no distrito de Braga, em pleno coração do Minho.
É limitado a norte pelo concelho de Ponte da Barca, a Oeste pelos de Barcelos e Ponte de Lima, a Este por Terras de Bouro e a Sudeste pelos de Amares e Braga, de que fica separado pelos rios Homem e Cávado, respetivamente.
Vila Verde goza de uma excelente localização em termos de acessos aéreos, ferroviários e rodoviários. Com uma área de 228,7 km2, apresenta uma população com cerca de 46 mil habitantes distribuídos por 58 freguesias. Beneficia de um clima temperado agradável, com temperaturas médias anuais de 15º C, sendo o Inverno chuvoso e o Verão quente e seco.
Na página oficial da Junta de Freguesia de Prado pode ler-se a seguinte introdução:
“Aproveitando a beleza das margens, orladas da mais variada vegetação e a segurança que o rio oferecia durante os meses de Verão, Prado criou, junto da ponte do Cávado, uma praia fluvial que, no género, podia considerar-se das melhores do país.
A praia Fluvial do Cávado constitui a maior atração da Vila de Prado, sendo procurada por milhares de pessoas, que nela descobriram uma alternativa vantajosa às praias do litoral.
Situada no Lugar do Faial, começou a ganhar importância a partir da construção da Avenida do Cávado e da instalação do Clube Náutico.
Foi uma boa iniciativa, não só pelas vantagens que proporcionava a quem a utilizava, como pelos interesses materiais que estabelecia.
Durante o Verão é imensamente concorrida. Aos domingos, a afluência de banhistas ou de simples curiosos oferece um espetáculo animado e cheio de cor.
O Plano Diretor Municipal de Vila Verde consagra a área da Praia Fluvial do Faial na Vila de Prado como Espaço de equipamento de Utilização Coletiva Urbanizado, consagrando assim em Plano, o uso que este espaço vem tendo ao longo das últimas quatro décadas para a prática balnear.
Além do uso balnear encontra-se também associada a prática da canoagem, uma vez que o Clube Náutico de Prado tem ali a sua sede.
Acresce referir que esta praia foi objeto de requalificação em 2013, na altura da realização do Campeonato da Europa de Canoagem Maratonas, tendo a intervenção tido como objeto principal a melhoria da acessibilidade das pessoas ao rio e a dotação do espaço com novos equipamentos de apoio.

Época Balnear: 15/06/2022 a 15/09/2022

Época Bandeira Azul: 15/06/2022 a 15/09/2022

X