Mira

praia costeira
ver mapa maior

Bandeira Azul

Bandeira Hasteada

Coordenadas

Latitude: 40° 27' 20.35" N ( 40.455654 )
Longitude: 8° 48' 11.27" W ( -8.803131 )

Morada

3070-799 Praia de Mira

Mapa da praia

ver o mapa da praia

Município

Mira

Código da praia

PTCX7H

Região hidrográfica

RH4 – Rios Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Nome da bacia hidrográfica

Vouga, Mondego, Lis e Ribeiras do Oeste

Breve descrição

Entre as cidades de Aveiro e Figueira da Foz, no litoral centro de Portugal e no concelho de Mira, encontramos a Praia de Mira, a única zona balnear do mundo com a Bandeira Azul desde a sua implementação na Europa, em 1987.
Certificada pelos galardões da Bandeira Azul, Praia Acessível, Praia Qualidade de Ouro e outros, a Praia de Mira é uma zona balnear de excelência, que apresenta uma diversidade de serviços de apoio ao banhista, garantindo a vigilância e salvamento e adequada gestão ambiental da praia e dos equipamentos disponíveis.
Com 1.000 metros de extensão, a praia de banhos é composta por uma areia branca e fina, onde não faltará espaço para uns bons banhos de sol e uns refrescantes banhos de mar. Ao longo da marginal da praia podemos encontrar diversos apoios de praia/bares/restaurantes, onde pode tomar algo ou saborear uma refeição a contemplar o mar, seguida de uma caminhada nos passadiços dunares existentes.
Esta praia que apresenta duas tipologias de frentes marítimas: uma zona central, na frente urbana, onde se garante a acessibilidade à praia para todos (Praia Acessível, desde 2005) e onde estão disponíveis a maioria dos equipamentos e serviços, como uma área desportiva delimitada no areal e o espaço azul, a biblioteca de praia e local para a educação ambiental. No limite sul do passeio da marginal acede-se a um passadiço sobrelevado que nos leva à praia com frente dunar natural e onde, em simultâneo, podemos observar as lagoas, a floresta, as dunas e o oceano. Esta zona de praia apresenta um uso baixo ou moderado de utilizadores. Ao longo desse passadiço, na sua extremidade sul, logo após o esporão, encontramos numa praia balnear contigua, a Praia de Mira Sul, com uma menor extensão de areal, mas onde o mar propicia as melhores condições para a prática do surf ou de outros desportos náuticos.
A povoação da Praia de Mira, no passado designada de Palheiros de Mira devido às suas construções típicas em madeira – hoje quase extintas – e as suas gentes, têm tradições piscatórias enraizadas desde finais do séc. XIX. A norte da praia de banhos, no areal, ainda hoje é possível assistir à pesca tradicional ou à “arte-xávega”, com os seus bonitos barcos em forma de “meia-lua”. Aí e junto à lota pode comprar o peixe acabado de pescar ou ir a um restaurante deliciar-se com uma caldeira ou um outro prato tradicional de peixe fresco. Com costumes balneares e de veraneio mais recentes, de meados do século XX, na atualidade, durante os verões e ao longo do dia, a praia de banhos pode apresentar uma utilização balnear que varia de moderado a intensivo.
A envolver da Praia de Mira encontramos uma abundante natureza: a Poente, a zona balnear arenosa e o oceano salgado e, em contraste, a Nascente e a Sul, encontramos duas grandes reservas de água doce: a barrinha e o lago do Mar; a Sul e a Nascente, a povoação é envolvida por uma frondosa floresta de pinheiro-bravo e, a norte, por campos agrícolas. Para contemplar esses habitats e sua biodiversidade, quer a Sul, quer a Norte da zona balnear de Bandeira Azul, existem dois passadiços elevados sobre as dunas e que proporcionam belo passeio na proximidade da praia e do mar. A pista ciclo-pedonal existente na povoação e na sua envolvente, a pé ou de bicicleta, propiciam belos passeios pelo interior ou pela envolvente de muitos espaços naturais, como por exemplo, circundar toda a barrinha de Mira, numa extensão aproximada de 4.000 metros. Dada a extensão e excelência desses habitats, da flora e fauna associadas, de elevada biodiversidade, essas paisagens terrestres, incluindo habitats marinhos, fazem parte de cinco Sítios Rede Natura 2000, o que demostra a relevância destes espaços, no contexto da União Europeia, como áreas importantes para a conservação da natureza.
No concelho de Mira recomendam-se ainda visitas: “Palheiros de Mira” – museu etnográfico e posto de turismo, Capela de Nª Sra. da Conceição e viveiros piscícolas, todos situados na Praia de Mira; museu do Território da Gândara e Igreja Matriz, ambas em Mira. Sugere-se que descubra algumas construções típicas locais, como sejam, os raros palheiros em madeira, as bonitas casas gandaresas em adobe e os nostálgicos moinhos de água, em ambos os materiais. A pé ou de bicicleta, convida-se também a conhecer o património ambiental e cultural deste concelho, ao longo de mais 40Km de pista ciclo-pedonal e nos mais de 60Km, divididos por 6 percursos pedestres de pequena rota. Ainda a promover a mobilidade suave, saudável e sustentável, pela Praia de Mira passa a “Rota da Costa Atlântica”, o maior percurso da rede europeia de caminhos para bicicleta. Quer na Praia de Mira, quer na Praia do Poço da Cruz existem duas oficinas gratuitas para os ciclistas possam fazer a manutenção e lavagem de suas bicicletas.
Desafia-se novamente a procurar pela gastronomia local, provando os pratos de peixe fresco, assado e cozido em caldeiradas, bem como fartos repastos com carne de porco, como sejam, o sarrabulho e os rojões. Aproveite para descansar em hotéis com vista para o mar ou para a floresta ou, se preferir acampar, existem diversos parques junto às três lagoas de Mira e inseridos em espaços florestais. O parque municipal da Praia de Mira que possui também vinte “bungalows”, tipo “palheiros”, instalados sobre as águas serenas do lago do Mar.
Também a merecer uma visita, a cerca de 5km para norte da Praia de Mira, encontra-se a Praia do Poço da Cruz, a outra zona balnear do concelho com Bandeira Azul, mas que apresenta uma utilização mais moderada que a anterior, mas igualmente com boas condições para a prática de desportos náuticos.
Aproveite, venha conhecer e disfrutar dos encantos de Mira ou das “terras de mil paisagens”!

Época Balnear: 16/06/2023 a 17/09/2023

Época Bandeira Azul: 22/06/2023 a 17/09/2023