Campanha TransforMar 2019

Já começou a segunda edição da campanha TransforMar, esta que decorre até a 18 de agosto com 45 dias de ação em praias de norte a sul do país, durante os meses de junho, julho e agosto.

“Se tem plástico para reciclar, entregue-o para transformar” é o mote da campanha, lançada pela primeira vez em 2018 pelo Lidl Portugal e que conta com a parceria do Programa Bandeira Azul. Assim, o objetivo deste desafio é sensibilizar, através dos 4R’s (Reutilização, Recuperação, Reciclagem e Redução), para a importância de um comportamento mais responsável em relação ao uso de plásticos e para os princípios da economia circular.

O TransforMar integra a nova estratégia de sensibilização e educação para a sustentabilidade do Lidl, que tem como meta  reduzir em 25% a utilização de plástico nas lojas e ainda aumentar os valores de reciclagem e a reutilização do plástico.

Em 2019 o TransforMar visita 15 praias de Portugal Continental sendo instalado um plasticódromo, onde os utentes podem colocar o plástico recolhido na praia ou em casa. Através do plasticódromo, pretende-se estimular o público a reencaminhar devidamente os materiais e resíduos plásticos. Estes materiais podem ter uma nova vida, uma vez que o plástico recolhido vai ser transformado em equipamentos de atividade física, que irá posteriormente fazer parte das instalações da praia onde o material foi recolhido.

O TransforMar já esteve nas praias da Aguda (V.N. de Gaia), Portimão, Quarteira (Loulé), Carcavelos (Cascais), Santo Amaro (Oeiras), Costa da Caparica (Almada), Furadouro (Ovar), Espinho, Santa Cruz (Torres Vedras).

Durante a época balnear 2019 ainda pode colocar o plástico no Plasticódromo, até ao final de Agosto, nas seguintes praias:

  • 26 a 28 de Julho – Armação de Pêra (Silves)
  • 29 a 31 de Julho – Faro
  • 2 a 4 de Agosto – Figueira da Foz
  • 9 a 11 de Agosto – Vila Nova de Milfontes (Odemira)
  • 13 a 15 de Agosto – Leça da Palmeira (Matosinhos)
  • 16 a 18 de Agosto  – Porto

Acompanhe toda a atividade nas redes sociais Bandeira Azul (instagram e facebook) e Lidl Portugal.

X