Cerimónia Nacional Hastear Primeira Bandeira Azul 2020 – Praia Fluvial

A Praia Fluvial de Aldeia de Montanha de Lapa dos Dinheiros, em Seia, recebeu, no dia 28 de junho, a Cerimónia Nacional de Hastear de Primeira Bandeira Azul em Praia Fluvial. A Coordenação Nacional e o Júri do Programa Bandeira Azul reconhecem, assim, o trabalho desenvolvido pelo Município de Seia que, desde 2012, se compromete com a educação ambiental e contribui para o desenvolvimento sustentável do interior do país.

Esta cerimónia contou com a presença das entidades responsáveis pela gestão da praia, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, o Presidente da União de Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, Paulo Pina e do Presidente  da ARH Centro, Nuno Bravo. A ABAE foi representada pela Directora, Margarida Cardoso da Silva.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente a Praias, Marinas e Embarcações de Ecoturismo que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão, símbolo de referência da qualidade ambiental, que todos reconhecem e valorizam, é o resultado de candidaturas voluntárias, através das quais é avaliado o cumprimento dos critérios para Zonas Balneares, Portos de Recreio e Marinas e Embarcações de Ecoturismo. Este ano, o galardão foi atribuído a 360 Praias e 18 Marinas e 9 Embarcações de Ecoturismo.

Em 2020, estamos “De volta ao Mar, Com Atitude de Mudar”: mudar a forma como nos relacionamos com o Mar e com os outros; mudar a forma como usufruímos da praia; mudar a forma como nos comportamos social e ambientalmente

Não são apenas os comportamentos na praia que têm de continuar a mudar e adaptar-se, o que fazemos em casa, na escola, no trabalho, na rua tem impacto e mesmo sem ir à praia podemos, e devemos, em cada dia e cada gesto, proteger o Mar. A este propósito, a ABAE lançou uma iniciativa de sensibilização da comunidade em geral, e de cada um em particular, sob os lemas “O Mar Começa Aqui – O Mar Começa em Ti!”.

Ao longo de 30 anos a Bandeira Azul revelou-se um instrumento de mudança tendo contribuído de forma determinante para a alteração de comportamentos a nível individual e coletivo, de tal forma que as zonas balneares portuguesas se afirmaram como praias de excelência em termos de qualidade, gestão e serviços, segurança e educação ambiental dos seus utilizadores. Neste momento a Bandeira Azul propõe-se novamente dar o seu contributo para a mudança e adaptação que serão necessárias para que cada uma das nossas praias e marinas possa continuar a ser usada e a manter o seu estatuto de referência, atratividade e segurança. Esse desafio de mudança vai depender de cada um de nós, do respeito que temos de ter pelos outros, da atenção na forma como vamos à praia e como vamos estar na praia. É assim que iremos hastear e manter as 360 Bandeiras Azuis atribuídas a praias e as 18 atribuídas a Marinas em 2020.

A ABAE vem também comunicar ter assumido a Hyundai Portugal como seu parceiro para a mobilidade, uma vez que ambas partilham idênticas preocupações e valores relacionados com a mobilidade sustentável.

Apresentamos, ainda, a continuação do “Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul”, desenvolvido no âmbito do Programa Praia Saudável apoiado pela Fundação Vodafone Portugal; da parceria com o Oceanário de Lisboa, através do folheto com o tema do ano e o mapa dos locais galardoados; da campanha “Transformar”, em parceria com o Lidl; da parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, através do projeto ClimAgir e com a Águas do Centro Litoral; da campanha Blue Flag Med Week, em conjunto com os países mediterrânicos com Bandeira Azul.

X