Conferência de Imprensa Bandeira Azul 2023

A Associação Bandeira Azul da Europa anunciou hoje, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, 394 Praias, 17 Marinas e 21 Embarcações Ecoturísticas galardoadas com Bandeira Azul pelo Júri Internacional em 2023, no total de 432 Bandeiras Azuis atribuídas.

As 394 praias estão distribuídas por 103 Municípios, com destaque para Coruche e Montemor-o-Velho, que candidataram as praias pela primeira vez. De realçar, também, que a nível internacional Portugal ocupa o segundo lugar no que diz respeito ao número de embarcações ecoturísticas galardoadas, assim como de praias do interior com Bandeira Azul. Entre os 50 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, Portugal, em 2023, mantém a sexta posição.

A “Janela para o Oceano”, no Aquário Vasco da Gama, foi o local escolhido para realizar esta cerimónia considerando o trabalho desenvolvido na proteção do Oceano e da sua Biodiversidade, através da coleção composta por espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra, de ambos os Hemisférios.
O Aquário Vasco da Gama, importante Museu Vivo de História Natural, inaugurado pelo Rei D. Carlos no dia 20 de maio de 1898, cuja identidade está, naturalmente, ligada à vida e à obra científica deste monarca, sobretudo pela Coleção Oceanográfica, composta por material zoológico, por ele recolhido nas suas campanhas oceanográficas de 1896 e 1897. Mais de 125 anos depois, o Aquário Vasco da Gama, cujo espólio inclui moluscos, peixes marinhos, peixes de água doce, aves aquáticas, tartarugas e mamíferos marinhos, mantém-se, fundamentalmente, uma instituição didática, um centro de divulgação da Vida Aquática e de investigação de referência mundial.

Em 2023 o Programa Bandeira Azul vai trabalhar a Geodiversidade das zonas balneares, vai sair do seu meio tradicional e desafia os promotores a, também, abandonarem a sua zona de conforto e a colocarem os pés em terra firme. Sem esquecer o mar e as ameaças à sua biodiversidade, pretende-se olhar para baixo e trabalhar sobre outro tipo de diversidade, a Geodiversidade. No ano em que se assinala pela primeira vez o Dia Internacional da Geodiversidade, uma iniciativa portuguesa, a Bandeira Azul propõe-se a contemplar a natureza que existe no mundo das formações rochosas, dos afloramentos e dos assoreamentos. Uma natureza que é património e vale a pena conhecer, compreender e preservar.

A Cerimónia Oficial de Hastear da Primeira Bandeira Azul em Praia Costeira vai decorrer na praia do Mar, nas Caldas da Rainha; o primeiro Hastear de Bandeira Azul em Praia Fluvial vai realizar-se na Praia Fluvial do Reconquinho, em Penacova e a Marina de Troia vai receber esta cerimónia.

Na Conferência de Imprensa a ABAE comunica, ainda, os projetos a desenvolver em 2023, nomeadamente:
• Análise Microbiológica da Qualidade das Areias, com o Instituto Ricardo Jorge e Agência Portuguesa do Ambiente;
• “Praia Mais Limpa com”, destinado a empresas, associações ou escolas que coloquem entre as suas prioridades o ambiente, a sustentabilidade e que reconheçam a importância de proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de participar em experiências de educação e desenvolvimento social e pessoal. Desta forma, aliamos as mais-valias do trabalho de equipa à responsabilidade social e incentivamos a partilha de conhecimento e de boas práticas;
• “Semana da Terra” e “Dia Internacional de Limpeza Costeira”, com a Fundação Oceano Azul.

No que diz respeito às parcerias, a ABAE e o Programa Bandeira Azul destacam:
✓ “Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul”, desenvolvido no âmbito do “Programa Praia Saudável”, apoiado pela Fundação Vodafone Portugal;
✓ Projeto “TransforMar”, em parceria com o Lidl;
✓ Hyundai Blue Power Tour, resultado da parceria com a Hyundai;
✓ Projeto “O Mar Começa Aqui – O Mar Começa em Ti”, com os Programas Eco-Escolas, ECO XXI e com as empresas Águas do Algarve, Águas do Centro Litoral, Águas do Tejo Atlântico, Águas do Vale do Tejo e Águas de Portugal;
✓ Campanha “Amar a Praia”, apoiada pela P&G;
✓ “Verão Responsável”, apoiado por SVR e Lazartigue.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

Mais informações 

Lista Galardoados Bandeira Azul 2023