Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

O Programa Bandeira Azul vai organizar o evento “Of Flags and Nets: ESD as the hook for local community development”, no âmbito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, no dia 29 de Junho, das 15h00 às 16h30, no auditório da Fundação Vodafone Portugal*, em Lisboa.

Este evento é organizado pela Foundation for Environmental Education, em conjunto com a Associação Bandeira Azul da Europa e a EcoOcean.

Na primeira parte do evento, um painel de oradores vai partilhar a sua experiência na implementação de projetos e ações de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD), relacionados com a promoção da literacia do oceano. O foco são as Boas Práticas, nomeadamente aquelas em que a comunidade local se reúne para realizar projetos com impacto na sustentabilidade do litoral.

Neste evento, os seguintes palestrantes abordarão o tema ESD e  o envolvimento da comunidade no ambiente marítimo:

Arik Rosenblum (CEO da EcoOcean) – A  EcoOcean é uma organização, de Israel, sem fins lucrativos, estabelecida, em 2002,  pela família Weil e um grupo de cientistas e ambientalistas. A missão da organização é capacitar as pessoas para cuidarem do ambiente marinho e costeiro de Israel e da região, através de pesquisa, de educação e do envolvimento cívico. A EcoOcean promove a proteção ambiental marinha, para que esteja entre as prioridades  do público em geral e os decisores políticos, em Israel. 

Maria José Lourenço (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) –  A representar o projeto “Nem tudo o que vem à rede é peixe”, que pretende quantificar os impactos das redes fantasma na costa Portuguesa e propor medidas mitigadoras envolvendo a substituição das redes clássicas por redes biodegradáveis.

Ana Mesquita Veríssimo (Fundação Vodafone Portugal) – A apresentar o projeto “Praia Saudável”, que resulta de uma parceria entre a Direção Geral da Autoridade Marítima/Instituto de Socorros a Náufragos, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Associação Bandeira Azul da Europa e tem como objetivo contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias, assim como da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e da sensibilização de todos os frequentadores das zonas balneares para estas questões.

Na segunda parte do evento, os participantes participarão num workshop para identificar os elementos-chave para atividades e projetos de EDS bem-sucedidos que promovam o envolvimento da comunidade no contexto costeiro. O foco da segunda parte do evento está na importância da construção de redes para a implementação de uma gestão sustentável e integrada e para a disseminação da alfabetização oceânica.

Mais informações e inscrições em UN Ocean Conference 2022 — Blue Flag

 

 

* VODAFONE PORTUGAL, Comunicações Pessoais, S.A. Morada: Av. D. João II – Lote 1.04.1 – 8.º, Parque das Nações, 1998-017 Lisboa

X