Dia Internacional de Limpezas Costeiras

Todos os anos, no terceiro sábado de Setembro, celebra-se o Dia Internacional de Limpeza Costeira. Em 2020, no âmbito desta iniciativa o Programa Bandeira Azul organiza duas limpezas de praia.

O Dia Internacional da Limpeza Costeira iniciou-se há mais de 30 anos, nos EUA, com o objetivo de juntar um grupo de pessoas, na altura cerca de 2000 voluntários, para recolher e documentar o tipo de lixo que se aglomera nas zonas costeiras. Estes dados serviram depois para perceber e sensibilizar as pessoas para o problema do lixo marinho e para dar início a 

Em 30 anos esta iniciativa transformou-se num evento anual, presente em mais de 100 países, juntando voluntários das mais diversas áreas com o propósito de chamar a atenção e movimentar pessoas a tomarem uma ação participativa em prol do ambiente.

Em 2020, o Programa Bandeira Azul associa-se à iniciativa da Fundação Oceano Azul que decidiu promover o Dia Internacional de Limpeza Costeira, transformando este dia numa semana completa divulgando as limpezas de praia organizadas por diferentes Associações e Movimentos. Neste âmbito, a Bandeira Azul organiza duas limpezas de praia nesta semana, a primeira a 15 de setembro com a ISEMB e uma segunda limpeza, em parceria com a Affinity – uma empresa consultora de IT portuguesa. Ambas as limpezas de praia têm lugar em Almada contando com o apoio da Câmara Municipal.

X