Época PNVBA em 2020

Em julho e Agosto, no âmbito do Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul, 39 coordenadores regionais visitaram, semanalmente, as praias galardoadas com Bandeira Azul.

Através do PNVBA, a Coordenação Nacional está representada nas praias e marinas galardoadas e, dessa forma, procura assegurar que são cumpridos os critérios do Programa Bandeira Azul ao longo da época balnear. No âmbito deste programa, os coordenadores regionais e/ou os jovens vigilantes, acompanhados por uma check list, visitam as praias galardoadas uma vez por semana e reportam qualquer situação que necessite de intervenção.

Das 360 bandeiras azuis atribuídas, foram hasteadas 343* nas praias que, efetivamente, garantiram o cumprimento de todos os critérios imperativos do programa.

Não foram hasteadas as Bandeiras Azuis nas praias em que, por motivos relacionados com a pandemia, não foi possível aos promotores realizar as intervenções necessárias para o correto funcionamento da época balnear, apesar de terem submetido a candidatura ao Júri Nacional e Internacional.

Nas visitas realizadas às praias, as ocorrências mais frequentes foram: “Painel de informação comum sem todas as informações obrigatórias para o cumprimento do critério”,

“Praia suja, nomeadamente com papéis, embalagens ou beatas” e “Estado deficitário de conservação e de asseio dos acessos”.

O PNVBA é apoiado pela Fundação Vodafone desde 2005, no âmbito do “Projeto Praia Saudável”. Este programa resulta de uma parceria entre a Marinha Portuguesa, o Instituto da Água, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Associação Bandeira Azul da Europa e tem como objetivo “contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias, assim como da acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada e da sensibilização de todos os frequentadores das zonas balneares para estas questões”. Nas praias onde o apoio da Fundação Vodafone passa também pela cedência de materiais como motos de salvamento marítimo, macas flutuantes, torres de vigia, passadeiras especiais para acesso em cadeira de rodas ou cadeiras de rodas anfíbias, os coordenadores do PNVBA verificam se estes equipamentos estão na praia e em bom estado de conservação.

Nota: Os números mencionados, devido a ocorrências diversas durante a Época Balnear, estão em atualização.

X