Gel à Vista

O Programa GelaVista procura reconhecer o valor dos organismos gelatinosos, fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas devido à capacidade de reprodução e crescimento rápido, originando um aumento da sua abundância e biomassa.

Uma vez que parte da ausência de conhecimento sobre estas espécies, nomeadamente de estudos científico, se deve à falta de informação, o Programa GelaVista pretende colmatar esta lacuna através da participação da população, que pode contribuir com dados sobre o aparecimento destes organismos em Portugal. Ao mesmo tempo, o Programa GelaVista tem como objetivo dar a conhecer as diferentes espécies, bem como os cuidados a ter aquando o contacto com as mesmas.

Assim, além do conhecimento sobre os organismos gelatinosos, pretende-se ainda perceber mudanças de comportamento e a consequente relação com as alterações climáticas e a definição de padrões de comportamento.

Pode enviar as fotos de todos os organismos gelatinosos que vir para o email plancton@ipma.pt ou através da aplicação GelAvista.

X