Municípios Premiados no Programa Bandeira Azul 2017

Concurso Boas Práticas – O Teu Planeta é a tua Terra

“Beba água da torneira” das Águas de Gaia, E.M. é o projeto vencedor do Concurso Boas Práticas – O Teu Planeta é a tua Terra. O Município de Ovar é o 2º classificado com “Ovar é Mar” e o 3º lugar é da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré com o projeto “Não lixes…A Praia da Barra”.

Os prémios dos três vencedores, compactador de latas,  ecoponto de praia e bicicletas respetivamente, são possíveis devido ao apoio da Fundação Vodafone.

“Eco Praias – Limpeza das Margens do Mondego”, do Município de Penacova, “Carregador de telemóveis solar”, do Município de Pombal” e “Uma Partilha de Ideias e Gerações. É tempo de agir na Lagos na Onda do Verão”, do Município de Lagos, foram distinguidos com Menções Honrosas.

O Concurso O Teu Planeta é a Tua terra, promovido pelo Programa Bandeira Azul com o apoio da Fundação Vodafone Portugal, premeia e dá visibilidade a projetos ambientais sustentáveis, inovadores, que envolvem a comunidade e que visam mitigar as alterações climáticas ou que procuram uma adaptação às novas realidades. O júri é composto por cinco entidades, Associação Bandeira Azul da Europa, Fundação Vodafone, Agência Portuguesa do Ambiente, Associação Portuguesa de Lixo Marinho e Direção Geral dos Assuntos do Mar/Instituto Socorros a Náufragos.

Município Mais Azul

Para incentivar à melhoria das atividades de educação ambiental e para estimular uma competição saudável entre os promotores de candidaturas ao programa Bandeira Azul, em 2016 começaram a ser distinguidos os municípios mais azuis, ou seja, os municípios que em cada região obtêm melhor pontuação nas atividades de educação ambiental. Este ano foram avaliadas 734 atividades de educação ambiental.

Porto (Norte), Cantanhede e Aveiro (Centro), Mértola e Odemira (Alentejo), Horta (Açores), Vila Real de Santo António (Algarve), Lourinhã (Tejo), Funchal (Madeira) são os Municípios Mais Azuis de 2017.

A Bandeira Azul é, acima de tudo, um programa de educação ambiental e como tal o desenvolvimento de atividades de educação ambiental é um critério imperativo para todas as entidades promotoras. A avaliação das atividades de educação ambiental é da responsabilidade do Departamento de Comunicação e Cidadania Ambiental da Agência Portuguesa do Ambiente, pelo Dr. Jorge Neves.

Cada promotor tem de desenvolver 6 atividades, divididas em 4 tipologias: Sensibilização ambiental, ex. produção e distribuição de folhetos (tipo A); Com participação passiva do público, ex. uma exposição ou uma sessão de cinema (tipo B); Com participação ativa do público, ex. jogos (tipo C) e com Efeito multiplicador, ex. ação de formação (tipo D). Das 6 atividades é imperativa 1 de tipo A, 2 de tipo B, 2 de tipo C (uma obrigatoriamente na praia e para os banhistas) e 1 de tipo D.

A avaliação das atividades é feita considerando as tipologias, o local onde são desenvolvidas, a relação com o tema anual do Programa Bandeira Azul ( O Teu Planeta é a tua Terra em 2017, o Mar que respiramos em 2018), a preocupação com população sénior ou cidadãos portadores de deficiência, os materiais produzidos, o público alvo,  as parcerias e a auto-avaliação.