Os suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar, sem Lixo!

Os suspeitos do Costume – Do Rio ao Mar, sem Lixo! é a atividade proposta aos municípios pelo Programa Bandeira Azul e pela Agência Portuguesa do Ambiente na edição de 2018. Com esta atividade pretende-se identificar os resíduos mais frequentes em cada praia, Os Suspeitos do Costume, bem como as suas origens, os impactos e a forma de os reduzir.

A campanha de monitorização deve ser desenvolvida pelo menos 2 vezes por ano, de acordo com metodologias definidas, que permitam que os dados recolhidos nas praias sejam devidamente analisados. Em Abril e em Junho/Julho cada praia, onde seja efetuada a campanha, deve aferir e expor 10 Suspeitos do Costume e trabalhar sobre as fontes, os impactos e o que fazer para os evitar.

Esta atividade surge no âmbito da exposição do Programa Bandeira Azul “Os Suspeitos do Costume”, constituída por 8 painéis, que mostram os resíduos mais encontrados, os mais invulgares como também os habitantes naturais das praias de Portugal.

Os resíduos são acompanhados por peças que ilustram o tempo de degradação, isto é , as “penas” dos suspeitos. A exposição também é acompanhada por propostas de Boas Práticas, que visam sensibilizar para a necessidade de mudança de comportamentos.

Mais informações sobre a exposição e a atividade nesta página.