Peace Boat atracou em Lisboa

A 95ª viagem da Peace Boat pela Paz e pela Sustentabilidade atracou em Lisboa e os dos Jovens do Programa de Embaixadores de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento deram o seu testemunho sobre o impacto das mudanças climáticas e da degradação dos ecossistemas marinhos nos seus países de origem – Ilhas Marshall, Fiji, Kiribati, Trindade e Tobago, Belize, Maldivas e Seicheles.

Nesta viagem que começou em agosto e atracou em 23 portos, Portugal foi um dos 19 países visitados pela Peace Boat, uma organização não-governamental e sem fins lucrativos, baseada no Japão, que promove a paz, os direitos humanos, o desenvolvimento sustentável e o respeito pelo ambiente. Esta ONG utiliza navios cruzeiro de passageiros para levar os seus embaixadores e os seus princípios: cooperação e solidariedade; trabalho baseado em movimentos da sociedade civil; sustentabilidade financeira; trabalho participativo e horizontal; apoio e incentivo ao voluntariado e independência partidária e religiosa.

No Pavilhão do Conhecimento, os jovens embaixadores que viajam através da Peace Boat estabeleceram contacto com entidades como a Associação Bandeira Azul da Europa que dialogam, trabalham e contribuem para a mudança de comportamentos e perspetivas face ao ambiente e à sustentabilidade.

Os Jovens Embaixadores e a Peace Boat procuram organizar e colaborar em atividades de educação ambiental, de sensibilização para o turismo e as viagens sustentáveis, em conjunto com as comunidades e governos dos países onde os navios cruzeiro atracam. A 95ª viagem termina em novembro em Yokohama (Japão), mas Havana (Cuba), Cristobal (Panamá) e Hilo (Hawai) ainda vão receber os sete Jovens embaixadores da Peace Boat.

Mais informações sobre a viagem, a ONG Peace Boat e o seu programa de Jovens Embaixadores de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento podem ser consultados em http://peaceboat.org