Praia de Moledo recebe cerimónia Bandeira Azul e lançamento da Blue Power Tour

A Praia de Moledo, em Caminha, galardoada com Bandeira Azul há 33 anos, recebe a 12 de Junho, às 11h30, no Auditório António Pedro, o hastear da primeira Bandeira Azul da Região Norte. A cerimónia conta com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, do Presidente do Município de Caminha, Luís Alves e da Diretora da ABAE, Fátima Vieira.

Esta cerimónia reconhece a evolução segura e constante da Praia de Moledo, bem como o esforço do Município de Caminha para acompanhar a exigência crescente do Programa Bandeira Azul e para dar resposta aos desafios lançados a cada ano.

Em 2021, “Ir à praia em Segurança” continua a significar mais do que ter cuidado com o mar ou com o sol, mantém-se a necessidade de cumprir todas as normas associadas ao combate à COVID-19, definidas pela Direção Geral de Saúde. No entanto, estamos certos que, com o esforço e o cuidado de todos, a época balnear vai decorrer sem sobressaltos e os banhistas vão poder usufruir, em segurança das nossas praias e que Bandeira Azul vai continuar a sua missão: contribuir para a excelência das zonas balneares e trabalhar em prol da Educação Ambiental para a sustentabilidade.

A Praia de Moledo é a primeira paragem da Blue Power Tour. No âmbito da parceria entre a Hyundai e a ABAE, iniciada em 2019, que tem possibilitado deslocações sustentáveis, mas fundamentalmente, contribuído para o esclarecimento das questões associadas ao transporte sustentável, através da Blue Academy, a Hyundai aceitou o desafio de se juntar ao Programa Bandeira Azul na sensibilização para o tema da recuperação de ecossistemas. Assim, entre Junho e Setembro, a Blue Power Tour vai percorrer 11 Praias e 1 Marina galardoadas com Bandeira Azul para dar a conhecer as vantagens da mobilidade suave e para desenvolver workshops de sensibilização ambiental, relacionados com a reutilização do plástico e com a preservação e a recuperação de ecossistemas, tema do Ano do Programa Bandeira Azul.

Assim, durante este ano, os promotores são desafiados a olhar para os ecossistemas, identificar aqueles que podem recuperar e desenvolver atividades nesse sentido. Por outro lado, também são incentivados a juntar-se e apoiar os que já estão em curso, uma vez que qualquer trabalho beneficia se conseguir o maior número de parceiros possível. Este tema revelou-se incontornável, considerando que a degradação dos ecossistemas tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas. Com atividades partilhadas entre a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), em 2021 inicia-se uma década de grande relevância na preservação do nosso futuro.

A Cerimónia Oficial de Primeiro Hastear de Bandeira Azul em Marina realizou-se no dia 5 dia Junho, Dia Mundial do Ambiente, na Marina de Vila do Porto e no dia 15 de Junho, a Albufeira de Santa Clara, Odemira, recebe o Primeiro Hastear em Praia Fluvial.

Nestas três cerimónias são, ainda, apresentadas as novas edições dos projetos e das parcerias a desenvolver durante a época balnear 2021, nomeadamente com a Fundação Vodafone Portugal, através do Programa Praia Saudável que apoia o Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul; com o Oceanário de Lisboa e com o Lidl, através do projeto TransforMAR.

 

X