Praia mais limpa com… está de volta

Desde 2017, o Programa Bandeira Azul coordena o projeto “Praia mais limpa com…” dirigido a empresas, associações ou escolas que priorizam a sustentabilidade e reconhecem a importância de participar em atividades de educação ambiental e social.

O projeto tem como objetivos sensibilizar os participantes para a problemática do lixo marinho, para a necessidade de alterar comportamentos perante os resíduos produzidos e, também, para o impacto que estes têm na biodiversidade marinha, nos oceanos e, consequentemente, nas alterações climáticas.

Assim, através do “Praia mais limpa com…” pretende-se aliar as mais-valias do trabalho de equipa à responsabilidade social, incentivando a partilha de conhecimento e de boas práticas.

Em 2020, devido às medidas de combate ao Covid 19, não houve possibilidade de realizar ações no âmbito deste projeto, apesar do interesse que empresas, escolas e associações demonstraram. Porém, agora estão reunidas as condições para o regresso do “Praia mais limpa com…”, de forma segura e em cumprimento de todas as regras, com 3 ações em Maio.

No dia 8 de Maio, um grupo de 25 voluntários, juntou-se na Praia da Mata, em Almada, no âmbito da parceria da ABAE com o Projeto CircularSeas, e recolheu, em 3h, o equivalente a 300L de lixo.

A 15 de Maio, em Carcavelos, Cascais, o “Praia Mais Limpa com” vai realizar-se, pela segunda vez, com os voluntários do do ISEG + Solidário e, no dia 19 de Maio, é na Praia de Matosinhos que, no âmbito da Semana do Voluntariado AEISCAP 2021, se realiza a ação.

Neste momento de regresso às atividades na praia, pretende-se que outras instituições façam parte do projeto, uma vez que, com a pandemia se verifica um aumento de resíduos, nomeadamente descartáveis de uso único, que para além de porem em causa a biodiversidade marinha, representam um problema  para a saúde pública.

 

 

X