Primeiro Hastear Bandeira Azul e Início de Época Balnear 2021

A Marina de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, recebe a 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, a cerimónia oficial de hastear de primeira Bandeira Azul em Marina, no seguimento do trabalho desenvolvido durante os últimos 7 anos em que recebeu este galardão, os quais representam uma evolução segura, constante e o esforço desta Marina para acompanhar a exigência crescente do Programa Bandeira Azul e para dar resposta aos desafios lançados a cada ano.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente a Praias, Marinas e Embarcações de Ecoturismo que cumprem um conjunto de critérios de gestão ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este galardão, símbolo de referência da qualidade ambiental, que todos reconhecem e valorizam, é o resultado de candidaturas voluntárias, através das quais é avaliado o cumprimento dos critérios para Zonas Balneares, Portos de Recreio e Marinas e Embarcações de Ecoturismo. Em 2021, foram reconhecidas 372 Praias e 16 Marinas e 11 Embarcações de Ecoturismo com a Bandeira Azul.

Este ano, no âmbito do tema Recuperação de Ecossistemas, os promotores do Programa Bandeira Azul são desafiados a olhar para os ecossistemas, identificar aqueles que podem recuperar e desenvolver atividades nesse sentido. Por outro lado, também são incentivados a juntar-se e apoiar os que já estão em curso, uma vez que qualquer trabalho beneficia se conseguir o maior número de parceiros possível. Este tema revelou-se incontornável, considerando que a degradação dos ecossistemas tem um impacto direto no bem-estar de cerca 3,3 mil milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas. Com atividades partilhadas entre a Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), em 2021 inicia-se uma década de grande relevância na preservação do nosso futuro.

A Cerimónia Oficial de Primeiro Hastear de Bandeira Azul em Praia Costeira realiza-se no dia 12 de Junho, na Praia de Moledo, em Caminha, e no dia 15 de Junho, a Albufeira de Santa Clara, Odemira, recebe o Primeiro Hastear em Praia Fluvial.

Nestas cerimónias são, ainda, apresentados os projetos e as atividades a realizar durante a época balnear, como também, são comunicadas as parcerias Bandeira Azul 2021, nomeadamente com a Fundação Vodafone Portugal, através do Programa Praia Saudável; com o Oceanário de Lisboa; com o Lidl, através do projeto TransforMar e com a Hyundai, através de uma campanha de sensibilização ambiental a realizar em praias Bandeira Azul.

X