Primeiro Hastear Época Balnear 2019

A 1ª Bandeira Azul da época balnear de 2019 é hasteada no próximo dia 01 de junho, na Praia Grande, Município da Praia da Vitória, às 11h00.

A Bandeira Azul é atribuída anualmente a Praias, Marinas e Embarcações de Ecoturismo que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Este ano, o galardão foi atribuído a 352 Praias e 17 Marinas e 9 Embarcações de Ecoturismo.

Em 2019, as Atividades de Educação e Sensibilização Ambiental desenvolvidas nas Praias galardoadas vão trabalhar o tema: “Do Rio ao Mar sem Lixo”, que tem como objetivo despertar consciências para o facto de mais de 80% de lixo marinho ter origem em atividades desenvolvidas em terra e para os impactos dos milhares de toneladas de lixo (entre 1,15 e 2.41) que todos os anos chegam aos oceanos através dos rios.

A Associação Bandeira Azul da Europa aproveita a ocasião para divulgar o Concurso Boas Práticas 2019, dirigido a concessionário de praia, que procura reconhecer e partilhar as melhores práticas desenvolvidas nas praias, nomeadamente aquelas que visam diminuir o consumo de plástico descartável.

As próximas cerimónias oficiais de hastear de primeiras Bandeiras Azuis de 2019 são na Praia Fluvial de Valhelhas, Município da Guarda, no dia 05 de junho e no Porto de Recreio da Calheta, Município da Calheta, no dia 26 de junho.

X