Projecto Vela Solidária

A Vela Solidária é um projeto promovido pela Associação Teia D’Impulsos em parceria com Iate Clube da Marina de Portimão que, desde 2011, promove o desenvolvimento de competências pessoais e sociais em crianças e jovens em risco e em pessoas com deficiência, através da prática da vela.

Estas atividades passam, por exemplo, por vela para pessoas com deficiência, para crianças e jovens em risco, ou por outras ações relacionadas com educação e sensibilização, como limpeza nas zonas costeiras, Raid fotográfico ou Cooperação empresarial para o desenvolvimento de uma cultura ambiental sustentável.

Através da implementação de atividades baseadas na Responsabilidade Ambiental, a Vela Solidária pretende alcançar as seguintes metas:

  • Sensibilizar a Comunidade para a preservação dos recursos naturais;
  • Promover comportamentos responsáveis que contribuam para a sustentabilidade do meio aquático;
  • Atividades formativas com escolas em contexto real;
  • Atividades de limpeza da orla costeira em parceria com clubes e projetos desportivos.

Estas quatro linhas de ação têm como objetivo consciencializar e promover comportamentos em prol da preservação e da sustentabilidade através de uma cultura de reutilização, reciclagem e preservação.

Em 2012 a Vela Solidária deu início à escola de vela adaptada com o objetivo de possibilitar a pessoas com deficiência, mas autónomas, desenvolverem competências e conhecimento no mundo náutico e na vela em particular. Este grupo de velejadores especiais têm desde então participado em regatas de âmbito nacional e internacional, nos quais têm atingido resultados de excelência. 

A qualidade do trabalho desenvolvido e os resultados que têm vindo a ser alcançados levaram a Vela Solidária a desenvolver em 2020 a Sailing Academy e brevemente a Júnior Sailing Academy. Estas duas estruturas visam promover a cultura náutica, o conhecimento técnico sobre a vela, como a construção de uma comunidade composta por pessoas que veem no mar uma identidade e um valor inquestionável.

Mais informações e contactos da Vela Solidária em: https://bandeiraazul.abae.pt/sobre/documentacao/

X