Resultados Bandeira Azul 2018

Em 2018 o Programa Bandeira Azul vai trabalhar o tema O Mar que Respiramos, uma vez que, 50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho. Assim, o papel das florestas marinhas é fundamental, sendo as algas mais pequenas que nos dão o ar que respiramos. O caminho para trabalhar este tema passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, proteção e melhor gestão, que começa nas nossas florestas terrestres e termina no mar. Uma educação por uma sociedade de baixo carbono.

Ultrapassando uma vez mais as três centenas de Praias galardoadas, mais de 55% da totalidade das Praias portuguesas, a Associação Bandeira Azul da Europa anuncia as 332 Bandeiras Azuis nas praias, 18 em Portos de Recreio/Marinas e 7 Embarcações Ecoturísticas galardoadas pelo Júri Internacional.

A Associação aproveita ainda a ocasião para divulgar as ações e concursos previstos no âmbito do tema, a continuação dos projetos Praia Saudável e Programa Nacional de Vigilância apoiados pela FUNDAÇÃO VODAFONE PORTUGAL e a parceria com o OCEANÁRIO DE LISBOA com o desenvolvimento de conteúdos de educação ambiental no folheto de divulgação oficial.

As Cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2018 irão decorrer designadamente na praia Torreira, concelho de Murtosa (Centro) dia 01 de Junho, na praia fluvial de Monsaraz em Reguengos de Monsaraz (Alentejo), dia 5 de Junho e na Marina de Gaia (Vila Nova de Gaia) no dia 19 de Junho.

São também divulgados os projetos do Programa Bandeira Azul para 2018, nomeadamente o Programa Praia Saudável e o Programa Nacional de Vigilância, apoiados pela Fundação Vodafone; a campanha Praia Mais Limpa com… e o Concurso de fotografia Os Suspeitos Mais Insólitos.

Em 2018 assinalam-se os 10 anos da parceria com o Oceanário de Lisboa, responsável pela produção do folheto de divulgação das praias e do tema do ano, e como tal os presentes podem ver a exposição dos cartazes produzidos no âmbito desta parceria.

Veja aqui os resultados detalhados

X