Resultados Bandeira Azul Época Balnear 2021

Bandeira Azul 2021 atribuída, pelo Júri Internacional, a 372 Praias, 16 Marinas e 11 Embarcações de Ecoturismo.

Na época balnear 2021 vão hastear a Bandeira Azul mais 12 praias, apesar de todas as dificuldades que a pandemia trouxe, em particular, para as entidades que gerem zonas balneares e para aquelas que estão relacionadas com o sector do turismo.

Tendo em consideração todas as contingências, o aumento das candidaturas ao Programa Bandeira Azul representa para a ABAE um voto de confiança adicional, bem como o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, mas, realça sobretudo, a importância da educação ambiental para os promotores que, cada vez mais, investem e dão atenção a esta área.

A evolução do número de Bandeiras Azuis atribuídas é também a consequência do excelente desempenho que os vários promotores tiveram na época balnear de 2020, que requereu um envolvimento e um esforço excecionais no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir das nossas Praias nacionais.

Das 372 praias, 330 são costeiras e 42 fluviais, o que reflete a tendência, dos últimos anos, de crescimento no número de praias interiores, bem como do investimento realizado nestas zonas balneares. Assim, considerando os restantes países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, Portugal torna-se o segundo com mais praias fluviais galardoadas.

As 372 praias estão distribuídas por 98 Municípios, com destaque para os 5 novos: Fafe, Oleiros, Óbidos, Avis e Beja.

Nesta edição do Programa Bandeira Azul de assinalar, ainda,  a região do Tejo, com 6 praias novas, bem como as 7 praias que reentraram no Programa.

A nível internacional, em 2021, Portugal mantém o 6º lugar, atrás de Espanha, França, Itália, Grécia e Turquia.

Em 2021, vão hastear a Bandeira Azul 16 Marinas e Portos de Recreio, menos duas do que o ano passado.

Também nesta edição, são 11 as embarcações de ecoturismo galardoadas com Bandeira Azul situadas na Nazaré, em Setúbal, em Lisboa, no Funchal e na Calheta. Em relação a 2020, a empresa Adventure Made, Unipessoal Lda apresentou, pela primeira vez, a candidatura de 2 embarcações: Pampero e Cetos.

No âmbito do trabalho da Sail Training International, a Bandeira Azul está, ainda, hasteada em 3 Tall Ships Portugueses: o NRP Sagres, o Veleiro Santa Maria Manuela e Caravela Vera Cuz.

Neste ano, de assinalar, também, o aumento de 104 atividades de educação ambiental propostas pelos vários promotores de praias, marinas e embarcações, no total 964, das 4 tipologias (Informação e Educação, Participação Passiva, Participação Ativa e Efeito Multiplicador).

Os Centros Azuis, estrutura onde se prestam informações e se realizam atividades de Educação Ambiental, com um programa, o qual deve estar situado junto a uma zona balnear ou num local de fácil acesso para os banhistas com a sua localização deve estar devidamente assinalada. Durante época balnear deve ter, em permanência, pelo menos um funcionário, assegurando um horário adequado e alargado, especialmente nos períodos de maior afluência.

Os 15 Centros Azuis de 2021: Lagoa (Açores), Praia da Quarteira (Loulé); Praia de Pedrogão-Centro (Leiria); Praia da Barreirinha, Clube Naval Ponta Gorda – Poças do Governador e Lido – Complexo Balnear (Funchal); Praia Frente Azul (Espinho); Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (Vila do Conde); Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia (Vila Nova de Gaia); Centro de Educação Ambiental de Esposende (Esposende); Pavilhão da Água (Porto); Navio Gil Eannes – Centro de Mar (Viana do Castelo); Praia da Nazaré (Nazaré); Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras (Torres Vedras) e Praia Areia Branca – Foz (Lourinhã).

A Cerimónia Oficial de Hastear da Primeira Bandeira Azul em Praia Costeira vai decorrer, no dia 1 de Junho, na praia de Moledo, no Município de Caminha; o primeiro Hastear de Bandeira Azul em Praia Fluvial vai realizar-se, no dia 15 de Junho, na Albufeira de Santa Clara, no Município de Odemira e o primeiro hastear em Marina, vai ter lugar na Marina de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria em 5 de Junho.

Comunicamos, ainda, a continuação do:
• “Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul”, desenvolvido no âmbito do Programa Praia Saudável, apoiado pela Fundação Vodafone Portugal;
• Projeto “Transformar”, em parceria com o Lidl;
• Projeto “Flag Med Week”, em conjunto com os países mediterrânicos com Bandeira Azul, a realizar entre 5 e 11 de julho;
• Projeto “O Mar Começa Aqui – O Mar Começa em Ti”, com os Programas Eco-Escolas, EcoXXI e com as empresas Águas do Algarve, Águas do Centro Litoral, Águas do Tejo Atlântico, Águas do Vale do Tejo e Águas de Portugal e Tintas Sotinco;
• Projeto “Praia Mais Limpa com”, destinado a empresas, associações ou escolas que coloquem entre as suas prioridades o ambiente, a sustentabilidade e que reconheçam a importância de proporcionar aos seus colaboradores a possibilidade de participar em experiências de educação e desenvolvimento social e pessoal. Desta forma, aliamos as mais-valias do trabalho de equipa à responsabilidade social e incentivamos a partilha de conhecimento e de boas práticas.

Em 2021, o Programa Bandeira Azul mantém, ainda, a parceria com a Hyundai, através da cedência de uma viatura, que permite deslocações sustentáveis para as nossas ações, e de atividades de sensibilização a realizar em praias com Bandeira Azul, bem como a parceria com o Oceanário de Lisboa, através do folheto com o tema do ano e o mapa dos locais galardoados.

Veja a lista de Bandeiras Azuis 2021 AQUI

 

X