Termina a Época PNVBA

Em Julho e Agosto 34 Coordenadores do Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul, e mais de 50 jovens voluntários, visitaram, semanalmente, as praias galardoadas com Bandeira Azul para ajudar a garantir o cumprimento dos critérios deste programa.

O PNVBA é apoiado pela Fundação Vodafone desde 2005, no âmbito do “Projeto Praia Saudável e tem como principais objetivos:

  • Aumentar a recolha de informação, de modo a contribuir para uma melhor gestão das zonas balneares;
  • Estimular o contacto dos jovens com a natureza e melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem;
  • Promover, de modo saudável, a ocupação dos tempos livres dos jovens com actividades de interesse colectivo;
  • Contribuir para a formação de cidadãos participativos;
  • Sensibilizar o utilizador para a necessidade da preservação das zonas balneares e envolventes.

Durante os dois meses foram realizadas mais de 3000 visitas às praias, costeiras e fluviais, e reportadas aproximadamente 450 ocorrências, cuja rápida resolução contribuiu para manter a excelência das zonas balneares.

O Programa Nacional de Vigilância Bandeira Azul ajuda, também, na promoção das zonas balneares, através da divulgação e da partilha de boas práticas e do desenvolvimento de atividades de educação ambiental, nomeadamente a “Caça à Beata”.

O PNVBA, apesar de apenas ser possível devido ao apoio da Fundação Vodafone Portugal, funciona com a colaboração e o envolvimento de todas as entidades responsáveis pela gestão das zonas balneares e que integram o Júri do Programa Bandeira Azul.

X