TransforMar – 5ª edição

O projeto TransforMar, desenvolvido pelo LIDL Portugal, em parceria com a Bandeira Azul está pelo 5º ano consecutivo nas praias portuguesas. 

Em 2022, o Cubo do TransforMar está, até setembro, em 20 praias de norte a sul do país, com o mote “TransforMar está nas nossas mãos” e tem como objetivos promover a economia circular, remover plástico das praias e sensibilizar os banhistas. Em relação à edição anterior, mantêm-se as ações desenvolvidas pela Brigada do Mar, para recolha de plástico nas praias, e o cubo utilizado pelos banhistas para depositar as suas embalagens. As novidades são a utilização do plástico para a produção de t-shirts, a oferecer nas dinâmicas com os banhistas, e para a construção de esculturas, que procuram aumentar a visibilidade e o impacto do projeto, a colocar em 3 das praias que o integram.

Assim, nesta edição, estão de regresso as  interações diretas com os utilizadores das zonas balneares, durante os fins de semana, em julho e agosto, através de jogos de sensibilização e educação ambiental, como quizs ou jogos da pesca, com destaque para a possibilidade de converter embalagens de plástico em t-shirts, para promover a reutilização e a economia circular.

Aguda (Vila Nova de Gaia), Espinho (Espinho), Praia Fluvial de Adaúfe (Braga), Nazaré (Nazaré), Carcavelos (Cascais), Porto Côvo (Sines), Ancão (Loulé) ou Falésia (Albufeira) são algumas das praias onde encontrar o TransforMar durante esta época balnear.

 

 

 

X