TransforMar é de Valor

O TransforMar está de volta a 15 praias nacionais, para, pelo terceiro ano consecutivo, ajudar a recolher plástico e metal. Este ano, os resíduos vão ser transformados em valor, a atribuir a uma IPSS de cada município.

Nesta edição do TransforMar, devido ao contexto particular, é instalado um contentor em cada praia, que permanece até ao final de Agosto, onde podem ser depositadas as embalagens de plástico e metal e que tem uma explicação sobre as novas regras a adotar para reduzir o contágio do vírus COVID-19.

O TransforMar tem como objetivo principal “sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular – através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.

Em resposta ao atual contexto de pandemia, e atento às necessidades da comunidade, este ano o TransforMAR é de valor pois os materiais plásticos e de metal recolhidos serão convertidos em valor e devolvidos à comunidade através de um donativo monetário a 15 IPSS locais nos concelhos das praias onde o TransforMAR irá marcar presença.

Este projeto, que surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal e da Electrão, conta com as parcerias da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, que destaca o TransforMAR como um projeto alinhado com os objetivos e prioridades do Ministério em matéria do uso sustentável do plástico e com os compromissos assumidos a nível nacional neste contexto (New Plastic Economy Global Commitment, Circular Plastics Alliance, Pacto Português para os Plásticos, European Plastic Pact).

Nesta 3.ª edição junta-se ao TransforMAR, também enquanto parceiro, a Brigada do Mar, que permite dar mais um passo diferenciador com este projeto: a limpeza de praias, e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo do ano”.

Quando passar numa destas praias, deposite o plástico e o metal, porque TransforMar é de valor: para o ambiente e para a comunidade.

Nota: os contentores estão a ser instalados nas praias abaixo.

Praia de Santo Amaro (Oeiras)

Praia da Tocha (Cantanhede)

Praia da Frente Azul (Espinho)

Praia da Vagueira (Vagos)

Praia da Aguda (Vila Nova de Gaia)

Praia de Matosinhos (Matosinhos)

Praia de Armação de Pera (Silves)

Praia de Faro (Faro)

Praia da Foz do Lizandro (Mafra)

Praia do Centro/Santa Cruz (Torres Vedras)

Praia Vasco da Gama (Sines)

Praia de Quarteira (Loulé)

Praia da Franquia (Odemira)

Praia da Gâmboa (Peniche)

Praia do Hospital (Figueira da Foz)

 

 

 

X