Vencedores do Concurso de Fotografias Bandeira Azul 2018

A Associação Bandeira Azul, a National Geographic Portugal, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Autoridade Marítima Nacional, a Associação Portuguesa de Lixo Marinho,  Plasticus Maritimus e o Fotografo José Figueira encontraram os “Suspeitos mais Insólitos”, as melhores fotografias dos resíduos mais invulgares encontrados numa praia ou composições feitas a partir de lixo marinho.

“Pronúncio”, de de A.Olives, é a fotografia vencedora do Concurso “Os Suspeitos mais Insólitos”, em segundo lugar ficou “Unhealthy relationships or a Uncommon couple”, de GMP enquanto que a terceira classificada foi “A água esculpiu”, de Carol.

A foto vencedora do concurso “Suspeitos mais insólitos” vai integrar uma campanha digital feita pela National Geographic Portugal, ser publicada na edição portuguesa da revista e estar em destaque no site Natgeo.pt e nas redes sociais National Geographic em Portugal. Todas as fotos a concurso vão integrar a exposição “Os Suspeitos mais Insólitos”, que vai ser utilizada pelo Programa  Bandeira Azul nas atividades a desenvolver ao longo do ano.

Com este concurso pretendeu-se chamar a atenção para os resíduos que se encontram nas praias e consequente reflexão sobre origens, impactos e formas de prevenção.

O Lixo Marinho, presente no mar e nas zonas costeiras, constitui uma ameaça para a saúde humana, para a vida selvagem e para os ecossistemas. Estes resíduos podem ter diferentes dimensões e podem demorar centenas de anos a degradar-se. As atividades terrestres representam 80% das origens deste resíduos, sendo a pesca, a navegação, o turismo e o saneamento os principais responsáveis pelo lixo marinho.

Todos contribuímos para este flagelo e todos podemos ajudar a travá-lo, mudando comportamentos e optando por soluções responsáveis e sustentáveis.

1º Lugar: “Pronúncio” por A. Olives

2º Lugar: “Unhealthy relationships or a Uncommon couple” por GMP

3º Lugar: “A água esculpiu” por Carol

X