Concurso de Boas Práticas 2019

Do Rio ao Mar sem Lixo | Concurso de Boas Práticas

O concurso Boas Práticas 2019 , promovido pelo Programa Bandeira Azul, abre a 1 de junho e é dirigido aos concessionários de praia e procura reconhecer as melhores práticas desenvolvidas, nomeadamente aquelas que visem diminuir o consumo de plástico descartável.

O Tema do Concurso

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

O Lixo Marinho é qualquer material sólido descartado, persistente, manufacturado ou processado, eliminado, abandonado ou perdido no ambiente marinho e costeiro, incluindo materiais transportados para o ambiente marinho pelos rios, através dos sistemas de drenagem e de tratamento de águas residuais ou do vento; tem origem em diferentes fontes terrestres e marítimas e a sua tipologia tem por base os padrões de consumo predominantes.

Com este concurso pretendemos sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar promovendo práticas que apresentem soluções para este problema.

Mais informação em breve

disponível em breve