Quem Somos

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

Critérios

ZONAS BALNEARES

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água;  Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

Critérios para Zonas Balneares Documentação de Apoio

PORTOS DE RECREIO E MARINAS

A Bandeira Azul é também um símbolo atribuído  a Portos de Recreio e Marinas que se candidatem ao galardão. Para os Portos de Recreio e Marinas terão que obedecer a critérios específicos, estes que estão divididos em 6 grupos: Educação e Informação Ambiental; Gestão Ambiental; Segurança e Serviços; Qualidade da Água; Responsabilidade Social; Envolvimento Comunitário. 

Critérios para Portos de Recreio e Marina Documentação de Apoio

EMBARCAÇÕES

O programa Bandeira Azul reconhece duas categorias de embarcações:

  • Embarcações de Recreio | Os proprietários de uma embarcação de recreio podem participar ativamente na educação ambiental e no desenvolvimento sustentável das atividades náuticas hasteando a Bandeira Azul e comprometendo-se através do Código de Conduta do programa Bandeira Azul.
  • Embarcações Ecoturísticas | Os operadores de embarcações de ecoturismo que se identifiquem com políticas sustentáveis, que envolvam funcionários, clientes e trabalhem a educação ambiental e a proteção do ambiente marinho e costeiro podem candidatar-se à Bandeira Azul para Operadores de Embarcações de Ecoturismo. Os critérios estão divididos em cinco grupos: Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Informação, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Atividade Responsável perante a Vida Selvagem. Os critérios específicos aplicam-se a embarcações de Observação de Aves, de Mergulho com Jaula, de Mergulho Recreativo, de Pesca Recreativa, de Observação de Focas e de Observação de Cetáceos.

 

Código de Conduta para Embarcações de Recreio Critérios para Embarcações Ecoturísticas Documentação de Apoio

"Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer pouco" − Edmund Burke