Quem Somos

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

O direito de hastear e manter a Bandeira Azul pelos titulares / operadores / gestores de praias, marinas e embarcações, significa que a ABAE/FEE reconheceu, no momento da atribuição, o cumprimento de uma série de rigorosos critérios ambientais, educacionais, de segurança e acessibilidade. Após essa atribuição, os respetivos titulares / operadores /gestores assumem a responsabilidade de assegurar de forma contínua a conformidade de todos os critérios subjacentes a essa atribuição. Apesar de a ABAE/FEE poder realizar regularmente a verificação desses critérios nos sítios galardoados, nem a ABAE/FEE, nem qualquer um de seus diretores, colaboradores ou membros do júri são responsáveis perante qualquer pessoa no caso de existir qualquer não conformidade.

Critérios

ZONAS BALNEARES

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água;  Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

Critérios para Zonas Balneares Documentação de Apoio

PORTOS DE RECREIO E MARINAS

A Bandeira Azul é também um símbolo atribuído  a Portos de Recreio e Marinas que se candidatem ao galardão. Para os Portos de Recreio e Marinas terão que obedecer a critérios específicos, estes que estão divididos em 6 grupos: Educação e Informação Ambiental; Gestão Ambiental; Segurança e Serviços; Qualidade da Água; Responsabilidade Social; Envolvimento Comunitário. 

Critérios para Portos de Recreio e Marina Documentação de Apoio

EMBARCAÇÕES

O programa Bandeira Azul reconhece duas categorias de embarcações:

  • Embarcações de Recreio | Os proprietários de uma embarcação de recreio podem participar ativamente na educação ambiental e no desenvolvimento sustentável das atividades náuticas hasteando a Bandeira Azul e comprometendo-se através do Código de Conduta do programa Bandeira Azul.
  • Embarcações Ecoturísticas | Os operadores de embarcações de ecoturismo que se identifiquem com políticas sustentáveis, que envolvam funcionários, clientes e trabalhem a educação ambiental e a proteção do ambiente marinho e costeiro podem candidatar-se à Bandeira Azul para Operadores de Embarcações de Ecoturismo. Os critérios estão divididos em cinco grupos: Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Informação, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Atividade Responsável perante a Vida Selvagem. Os critérios específicos aplicam-se a embarcações de Observação de Aves, de Mergulho com Jaula, de Mergulho Recreativo, de Pesca Recreativa, de Observação de Focas e de Observação de Cetáceos.

 

Código de Conduta para Embarcações de Recreio Critérios para Embarcações Ecoturísticas Documentação de Apoio

"Água e ar, os dois fluidos essenciais a toda a vida no planeta, tornaram-se em caixotes de lixo globais." − Jacques Yves Cousteau