Quem Somos

O programa Bandeira Azul tem por objetivo educar para a sustentabilidade da biodiversidade marinha, da orla costeira e lacustre e incentivar à adoção de comportamentos sustentáveis que respeitem a Natureza.

A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes. Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE) e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), entre outras entidades públicas e privadas com responsabilidades na gestão das praias, marinas e portos de recreio.

Informar, sensibilizar, envolver e agir em prol dos oceanos e das praias é a nossa missão!

Quem se pode candidatar?

ZONAS BALNEARES

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água;  Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

Critérios para Zonas Balneares Documentação de Apoio

PORTOS DE RECREIO E MARINAS

A Bandeira Azul é também um símbolo atribuído  a Portos de Recreio e Marinas que se candidatem ao galardão. Para os Portos de Recreio e Marinas terão que obedecer a critérios específicos, estes que estão divididos em 6 grupos: Educação e Informação Ambiental; Gestão Ambiental; Segurança e Serviços; Qualidade da Água; Responsabilidade Social; Envolvimento Comunitário. 

Critérios para Portos de Recreio e Marina Documentação de Apoio

EMBARCAÇÕES

O programa Bandeira Azul ainda reconhece a nível internacional embarcações em duas categorias de candidatura:

  • Embarcações de Recreio | Se é proprietário de uma embarcação pode participar ativamente na educação ambiental, no desenvolvimento sustentável das atividades náuticas hasteando o a Bandeira Azul e comprometendo-se com o código do programa Bandeira Azul!
  • Embarcações Ecoturísticas | são galardoados com a Bandeira Azul operadores que identifiquem com políticas sustentáveis que envolvam funcionários, clientes e trabalhem a educação ambiental e a proteção do ambiente marinho e costeiro. Os critérios para Operadores de Embarcações de Ecoturismo estão divididos em cinco grupos: Gestão Ambiental, Educação Ambiental e Informação, Segurança e Serviços, responsabilidade Social e Atividade Responsável perante a Vida Selvagem. Os critérios específicos aplicam-se a embarcações de Observação de Aves, de Mergulho com Jaula, de Mergulho Recreativo, de Pesca Recreativa, de Observação de Focas e de Observação de Cetáceos.

 

Código de Conduta para Embarcações de Recreio Critérios para Embarcações Ecoturísticas Documentação de Apoio

"O nosso passado, o nosso presente, e aquilo que permanece do nosso futuro, depende intrinsecamente naquilo que fazemos agora." − Sylvia Earle

Júri Nacional Bandeira Azul

Praias
Portos de Recreio e Marinas